terça-feira, outubro 28, 2008

População congolesa revolta-se
e ataca sede da ONU no Leste

Milhares de pessoas atacaram a sede da ONU no Leste do Congo, na província de Goma. O protesto acontece no dia seguinte à tomada da base militar de Rumangabo pelos rebeldes do general Laurent Nkunda.

Sylvie van den Wildenberg, porta-voz da ONU, revelou que o ataque foi uma forma de protesto contra o facto de a força de paz das Nações Unidas, 17 mil homens, não ter conseguido protegê-los de um ataque rebelde a apenas 40 quilómetros a norte da cidade.

Centenas de soldados abandonaram a frente de combate em tanques, jipes, camiões e a pé, no que parece uma retirada das forças do Governo perante a ofensiva do general rebelde Laurent Nkunda.

Os rebeldes leais a Nkunda ocuparam uma base do Exército no Leste do país, provocando a debandada de mais de 200 mil pessoas. Nos confrontos, terão morrido centenas de soldados leais ao Governo.

As forças de paz da ONU tentaram travar os confrontos, dando razão às populações que acusam os capacetes azuis de nada fazer para salvaguardar a vida dos civis.

Desde 28 de Agosto, altura em que o general Laurent Nkunda assumiu a ofensiva acusando o Governo de violar um cessar-fogo, os combates tornaram-se violentos. Nkunda alega que está a proteger a minoria étnica tutsi na região.

Fonte: Jornal de Notícias (Portugal)/Orlando Castro
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1034794

Sem comentários: