sexta-feira, outubro 24, 2008

Tribunal de Contas está, obviamente, errado
- Governo do soba José Sócrates nunca erra!

Consultoras estatais adjudicaram trabalhos a consultores externos que custaram 43 milhões de euros em 2007, diz Tribunal de Contas do reino das ocidentais praias lusitanas a norte (mas cada vez mais a sul) de Marrocos. “É assim e pouca treta”, terá pensado José Sócrates, o soba do dito reino.

O Tribunal de Contas recomendou hoje ao governo que pondere se os 96 organismos consultivos da Administração Central deverão continuar a adjudicar serviços de consultadoria a entidades externas, que custaram 43 milhões de euros em 2007.

E ainda há quem não acredite na capacidade deste governo português em fomentar a economia e em criar postos de trabalho. Ponham os olhos no engenheiro “magalhães”, perdão, Sócrates.

No relatório hoje publicado, o Tribunal de Contas considera não ter ficado demonstrado que duplicação de custos constatada se "encontrasse justificada, em termos de boa gestão financeira". Pois. Mas isso é de somenos importância, como é óbvio.

Intitulado "Auditoria às Despesas de Consultadoria" do sector público administrativo, o relatório, coordenado pela juíza Maria José Brochado, recomenda também um "maior rigor na elaboração dos instrumentos previsonais de gestão", o que implica a a fundamentaçãodas "necessidades de recurso a serviços externos de consultadoria".

Sempre que os serviços públicos recorram a entidades privadas de consultadoria devem "mandar cumprir os princípios da concorrência, informação e transparência" e "ordenar o estrito cumprimento das normas legais que impõem o respeito pelos critérios da boa gestão dos recursos públicos", acrescenta.

Como disse? Princípios da concorrência, informação e transparência? Respeito pelos critérios da boa gestão dos recursos públicos? Ora, ora! Onde é que isso se viu, santo Deus!

Diz ainda o relatório que os serviços da Administração Central devem usar de "maior rigor no clausulado contratual" quando das adjudicações externas em matéria de consultadoria, de modo a "salvaguardar o interesse e a aplicação de dinheiros públicos" e a ser "mais penalizador no caso de incumprimentos das partes envolvidas".

Pois. Fiquemos por aqui... a bem da Nação!

Nota: Foto ximunada do:

4 comentários:

José Espremido Até Ao Tutano disse...

gostei da escolha da imagem.
Tambem do texto, mas principalmente da imagem
Um abraço.

Orlando Castro disse...

Ao "José espremido até ao tutano":

Tem toda a razão. Embora ligeiramente modificada (a imagem do dito cujo) a foto foi ximunada do seu http://portugaldospiqueninos.blogspot.com/

As minhas desculpas. Vou rectificar.

José Espremido Até Ao Tutano disse...

Não foi com esse intuito que comentei, esteja à vontade para usar as minhas composições fotográficas, mas agradecia que mencionasse a origem, até porque estou de acordo consigo em muitas coisas, obrigado e um abraço

mafegos disse...

Para mim o mais importante era saber os nomes de quem ganhou com essas consultorias.