domingo, outubro 26, 2008

Ronaldo e Zidane concorrem
às eleições na Guiné-Bissau...

O nome do jogador português Cristiano Ronaldo está envolvido na campanha eleitoral para as eleições legislativas na Guiné-Bissau, com alguns partidos a recorrerem ao craque luso para driblar aqueles que dizem ser o Zidane da política. Está bonito. Num país com milhares de barrigas vazias...

"Um candidato do PAIGC diz que é o Zidane da política guineense, nós não temos e nem queremos ter o Zidane, que é velho e já afastado dos relvados, nós temos o Cristiano Ronaldo que é o melhor do mundo", afirmou Batista Té, candidato a deputado pelo Partido Republicano da Independência para o Desenvolvimento (PRID).

Té comentou as declarações de Baciro Dabó, dirigente e candidato a deputado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que disse ser o Zidane da política guineense, a ponto de se intitular Zidane Dabó.

"A partir de agora o meu nome completo é Baciro Zidane Dabo. Ou simplesmente Zidane Dabó", afirmou o dirigente do PAIGC, num comício da pré-campanha em São Domingos.

"O Baciro diz que é o Zidane, eu sou o Ronaldo. O Zidane é velho e o Ronaldo é novo e melhor do que o Zidane, que já pendurou as chuteiras. Mas, ainda vamos ver quem é o melhor durante a campanha, se é o Zidane ou se é o Cristiano Ronaldo", afirmou Ibraima Sori Djaló do Partido da Renovação Social (PRS), num comício popular em Farim.

A utilização dos nomes de craques do futebol nas acções de campanha é tanta, que em alguns casos alguns dirigentes e candidatos a deputado não são tratados pelos respectivos nomes de baptismo.

"Agora vai falar o Zidane Dabó", é desta forma que é anunciado o ex-ministro guineense da Administração Interna, nos comícios do PAIGC pelo interior do país. Batista Te, actual secretário de Estado da Energia, já é apontando como "Cristiano Ronaldo do PRID".

Sem comentários: