domingo, outubro 26, 2008

Graças aos ratos de esgoto que por aí andam
a blogosfera está, de facto, inundada de lixo

«Escrever um blogue hoje não é tão boa ideia como era há quatro anos porque a blogosfera se encheu de lixo», afirma Paul Boutin, especialista em Internet, na edição digital da revista Wired. Havendo por aí mais de 77 milhões... se calhar Paul Boutin até tem razão.

Que há na blogosfera lixo que se farta, disso não tenhamos dúvida. Aliás, de há muito que aqui no Alto Hama se diz que sob a conveniente capa da cobardia anónima, proliferam na Internet uns seres mentalmente acabados de chegar das copas das árvores, embora fisicamente já andem erectos e até tenham, em muitos casos, frequentado universidades.

Paul Boutin fala em lixo e, por muito que isso custe, são mesmo lixo.

A (des)propósito do que aqui escrevo, sobretudo quando falo de África em geral e de Angola em particular, da CPLP em geral e de Portugal em particular, verifico (tanto pelos comentários publicáveis como pelos gerados nas latrinas do nanismo dos autores) que é cómodo e barato ser anónimo... até mesmo quando se tem Carteira Profissional de Jornalista.

Na falta de capacidade intelectual para mais, toda a espécie de ratos de esgoto opina e comenta sem dar a cara, mostrando como é fácil atirar a pedra e esconder a pata. E, é claro, assim aumenta a lixeira.

Se é grave, de uma forma geral, esta cobardia, mais o é quando muitos destes actores de baixa (baixa, neste caso, é sinónimo de sarjeta) categoria integram a classe profissional dos Jornalistas, a tal que se diz contrária às fontes anónimas mas que, afinal, é ela própria um manancial de anónimos.

Compreendo que, refugiando-se no anonimato ou na intelectual forma de anonimato que dá pelo nome de pseudónimo, estejam mais à vontade para mostrar que para eles andar de pé é a mais sublime forma de ser alguém.

Reconheço, até porque é evidente nas esquinas que nos dobram a vida, que é uma evolução que ajuda a disfarçar o facto de, mentalmente, ainda estarem nas copas das árvores. No entanto, ainda faltam algumas gerações para que atinjam o nível dos Homens. Mas andam no meio deles e até com eles se confundem.

Habituados a viver na selva da ignorância transformada em autopanegírico, entendem que a razão da força (conseguida à custa de alguma habilidade histriónica para mimarem o que o chefe quer) é a única lei. Espero, contudo, que algum amestrador lhes ensine, mesmo que mostrando bananas ou ginguba, que nos países civilizados (Portugal parece estar cada vez mais longe dessa designação) o que conta é a força da razão, assumida de forma clara, com nome, com chipala.

Enquanto isso não acontece, continuarei a armar-me em idiota diante dos idiotas que se armam em inteligentes… e que estão a poluir, se calhar de forma irremediável, o planeta.

1 comentário:

Carla Teixeira disse...

Se fosse só a blogosfera... Lixo é coisa que não falta, dentro e fora dos ecrãs dos nossos computadores, caro amigo! Mas "idiotas" como tu queremos muitos! E sempre atentos e mordazes, como é, de resto, apanágio de tais seres pensantes e inquietos!

Beijocas