sexta-feira, outubro 17, 2008

Quem se desviar da “linha editorial”
acciona automaticamente uma mina

Dois jornalistas e um comentador residente da Rádio Nacional do MPLA, também conhecida por Rádio Nacional de Angola (RNA), foram suspensos alegadamente por causa de comentários à nomeação dos novos vice-ministros do Governo angolano, descobriu hoje (mais vale tarde…) a Lusa.

Victor Silva, comentador da RNA e director do jornal privado Novo Jornal, foi hoje informado da suspensão que resultou, explicou o próprio à Lusa, dos seus comentários feitos na edição das 13 horas de sábado, sobre quatro dos 53 vice-ministros nomeados na sexta-feira anterior.

Por ser apenas colaborador, Victor Silva não está sob processo disciplinar.

Nos seus comentários, explicou Victor Silva, o jornalista referiu-se a duas das nomeações como não se tratando de promoções e, sobre outros dois nomes, recordou a existência de suspeitas divulgadas pela imprensa sobre a sua conduta em anteriores funções.

O jornalista adiantou à Lusa que foi hoje informado de que deixou de fazer parte dos comentadores da RNA porque, "e esta é a explicação oficial", ter-se-á "desviado da linha editorial" da estação pública de rádio.

Quanto aos dois jornalistas, quadros da empresa, Amílcar Xavier, que conduziu a conversa com Victor Silva, e um editor, Andeiro João, foram suspensos com abertura de processos disciplinares, informou fonte da emissora estatal angolana, embora a direcção da RNA não tenha querido, diz a Lusa, comentar estas situações.

Esta situação aconteceu seis meses depois de o principal pivot da Televisão Pública de Angola (TPA), Ernesto Bartolomeu, ter sido igualmente suspenso, com processo disciplinar, por ter afirmado em público que existia "censura" na televisão estatal angolana. Ernesto Bartolomeu está há mais de seis meses fora do ecrã.

Sem comentários: