quinta-feira, outubro 02, 2008

Governo vai estar subordinado ao MPLA
(a garantia é do novo primeiro-ministro)

O novo primeiro-ministro de Angola, Paulo Kassoma, afirmou que a sua principal prioridade é "fazer cumprir o programa do MPLA" e concretizar as "orientações do presidente da República". Pudera! Alguém se atreverá a fazer algo que não conste do manual?

"Sinto um extremo orgulho por ter sido escolhido pelo presidente do meu partido para assumir esse importante cargo no governo", afirmou o novo chefe de Governo, numa estirada digna de qualquer enciclopédia dedicada ao inedetismo da política.

Desde sempre que o agora primeiro-ministro se habituou, ou foi habituado, a cumprir milimetricamente o que o MPLA quer e manda.

Recordo-me, por exemplo, que o Programa da Província do Huambo para o biénio 2005/2006 (onde Kassoma era o governador) dizia textualmente que “deverá cumprir com a estratégia do Departamento para a Política Económica e Social do Comité Central do MPLA”. É que essa coisa de cumprir o estabelecido pelo Governo é uma treta só aplicável em algumas, raras, democracias.

Também me recordo que em Setembro de 2006, então ao fim de 23 anos, o agora primeiro-ministro no cumprimento da “estratégia do Departamento para a Política Económica e Social do Comité Central do MPLA”, inaugurou um gerador que permitiu à vila de Galanga ter luz.

Também foi ao abrigo da“estratégia do Departamento para a Política Económica e Social do Comité Central do MPLA" que, em Maio passado, Kassoma ofereceu no Quipeio uma viatura ao comité comunal, motorizadas e bicicletas aos responsáveis dos comités de acção, gado para tracção animal, televisores, fertilizantes e vestuário para a população e autoridades tradicionais.

Sem comentários: